domingo, maio 05, 2013

Sim a Copa!

Outro dia, ao ganhar uma Caxirola ao chegar na arena Fonte Nova, me dei conta. A Copa do Mundo está chegando. Não há mais como dar errado; o maior evento do esporte mais popular do mundo vai acontecer aqui, na nossa porta. 
Nunca fui contra a idéia do Brasil sediar grandes eventos esportivos. Sempre penso no legado: em que outras circunstâncias o povo baiano ganharia um estádio com a beleza e conforto da nova arena? Que outra demanda aceleraria os entendimentos entre prefeitura e governo do estado para a conclusão das obras do metrô? Eu acho q o grande evento acaba sendo uma injeção de ânimo para arrumar as cidades. É como aquela motivação para deixar nossa casa super limpa e organizada quando recebemos visitas. Isso não pode ser ruim.
Vejo alguns argumentos que me deixam particularmente chateado, pela simples falta de informação de quem os reproduz. Um bom exemplo é dizer que a copa no Brasil não se justifica, pois poderiamos usar o dinheiro em saúde e educação. Falso, muito falso. O Brasil praticamente dobrou os percentuais do PIB investidos em educação e saúde nos últimos 10 anos (dados do IPEA), apesar de ainda estarmos abaixo dos níveis de investimento dos países desenvolvidos. Porém, nesses mesmos 10 anos, o país esteve envolvido nas construções e reformas bilionárias dos estádios para copa. Ou seja, nunca investimos tanto em educação e saúde, e não faltou grana para os estádios. Argumento esvaziado. 
E tem mais: a copa só vai acontecer porque o governo federal tomou a medida inteligente de deixar os estádios nas mãos da iniciativa privada. As obras de infra-estrutura que ficaram a cargo do Estado não avançaram, frente a burocracia e lentidão dos processos. Isso significa que boa parte dos recursos do Estado destinados a obras para a copa ainda não foram utilizados, e parte dessas obras só vão ficar prontas depois do evento. Mais uma prova de que o legado fica.
Muito mais grave me parece a imposição de comportamento. O futebol tem todo um significado cultural para o brasileiro. Eu vou sentir falta de ver o jogo de pé, gritando e pulando. Eu acho bom vaiar, xingar, levar cartaz pedindo pro presidente do clube sair, pro governador ter mais respeito, pro prefeito catar coquinho... Eu considero muito importante estimular a festa junina na capital. Essas imposições da FIFA, elas sim, pra mim são geradoras de reflexão: vale a pena? Vender nossas tradições a preço de um estádio novinho e alguns viadutos e passarelas? 
Talvez haja uma forma mais equilibrada de se fazer isso. A sociedade civil precisa se envolver mais, ditando o que aceitamos, e onde aceitaremos ceder. O evento da caxirola é bem emblemático: vamos aceitar que um grande artista da terra recrie um instrumento já criado, autorize sua reprodução em larga escala, e os distribua nos estádios (ao custo módico de 30 reais a unidade, aos cofres públicos), numa clara tentativa de encenar por aqui uma imitação do comportamento espontâneo dos sulafricanos? Opino pelo não. 
A grande verdade é que só saberemos o que a copa foi para o Brasil, quando esta passar. Entendo que é mais importante mantermos nossos valores, e aproveitarmos os benefícios que as circunstâncias nos trarão. Sim aos ganhos estruturais, não as distorções em nosso valores e nossa cultura. Assim será uma grande copa, e com Brasil campeão! :D

Nenhum comentário: