sábado, agosto 12, 2006

Mais Gregório, porque faz bem!

Observando a passagem de Regina Casé por nossa bela cidade, pude perceber reações as mais estranhas. É incrível que grande parte das pessoas que me cercam tenham ficado horrorizadas com o quadro de nossa terra pintado (de forma estranhamente interessante, vindo da Globo...) pelo programa "Central da Periferia". Interessante notar que a pequena burguesia baiana se sente "prejudicada" ao ver suas "vergonhas" exibidas, e em rede nacional. As "barbaridades" que nos ficam escondidas, por detrás dos morros, na cidade baixa - em quase todos os sentidos - não podem servir para ilustrar a nossa Bahia. Trata-se de deixar claro, para todo o país: "A Bahia não é isso não,pô!".
Esse retrato pode ser ampliado, e esse comportamento mediocremente burguês visto como inerente à toda burguesia nacional,esta que vive com os olhos voltados para o norte. Nossa elite está sempre exaltando o que vem de fora. Sempre achando belo, bem feito, civilizado, o que está lá fora. Desta forma reproduzem o velho lema que data da época da colonização, uma típica herança ibérica: suga-se tudo que tem aqui, e assim aproveita-se uma vida digna num país já pronto, oras.Dá muito menos trabalho que consertar e arrumar este país aqui. Gregório de Matos não me deixa mentir. Aqui estão seus versos que, apesar de antigos, continuam bastante pertinentes:


Senhora Dona Bahia
nobre e opulenta cidade,
madrasta dos Naturais,
e dos Estrageiros madre.
Dizei-me por vida vossa,
em que fundais o ditame
de exaltar os que aí vêm,
e abater os que ali nascem?
SE o fazeis pelo interesse,
de que os estranhos vos gabem,
isso os Paisanos fariam
com duplicadas vantagens.
E suposto que os louvores
em boca própria não cabem,
se tem força esta sentença,
mor força terá a verdade.



E assim vamos indo, achando absurda a musicalidade da Liberdade... Triste quadro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amor, o texto é maravilhoso, sua análise foi, como sempre, excelente! O programa deixou muita gente irritada com a aparência da cidade turística, mas a realidade é essa!A grande maioria da população gosta de arrocha e pagode!
As palavras de Gregório só vêm confirmar que as coisas não mudam, só são maquiadas!
Bjão! Te amo!