segunda-feira, outubro 02, 2006

O que dizer das eleições?


As eleições na Bahia apresentaram, certamente, a maior surpresa que poderia acontecer, em todo o país. Jacques Wagner, candidato ligado da dita "banda podre" do PT, a galera de Dirceu e Berzoinni, chega ao governo do Estado de forma heróica, derrotando um adversário que já dizia, por volta das cinco da tarde do domingo, que a eleição deveria se decidir no primeiro turno. Ele acertou, sim, mas errou tragicamente o vencedor...
Impérios sempre caem. Dizem que quanto maior o tamanho, maior a queda. Contudo, a dinastia Carlista já apresentava, há algum tempo, sinais de estado terminal: perdeu inúmeras prefeituras no interior do estado; a eleição de Lula diminuiu seu poder de barganha frente ao governo federal; e o mais claro deles, perdeu a prefeitura da capital de forma humilhante. Ainda assim, perder o governo do Estado nessa eleição é uma derrota inédita, devido as circunstâncias, e que pode trazer prejuizos imensuráveis. Primeiro, porque o governo do estado era o último reduto de poder formal do carlismo. Segundo, porque Paulo Souto aparecia como possível sucessor do "cabeça branca", articulando os partidários em sua volta e tentando construir uma força política na base da submissão total dos aliados, nos moldes do seu "mestre". Agora a situação muda, e Paulo Souto terá de mostrar a mesma competência do seu "criador", quando esse se viu sem nenhum poder nas mãos, em meados dos anos 80. Sua volta foi triunfal.. Vejamos o que poderá articular Seu pretenso sucessor.
No cenário nacional, a disputa acirra-se. Lula cometeu um erro fatal em não ir ao debate, e acabou levando a decisão para o segundo turno. Claro está que, apesar de não assitir aos debates, o povo choca-se em saber que Lula faltou. Pode-se dizer que o povo brasileiro não analisa as propostas nem procura saber da história política e orientações ideológicas dos candidatos, mas nunca passará batida a "covardia". O pensamento político do nosso povo é eminentemente moralista.
Vejamos agora que tipo de governo fará Wágner. Esse já está um passo a frente do nosso atual prefeito, quando não construiu uma aliança gigantesca e obviamente inoperante.Terá que torcer para uma vitória do Lula no plano nacional e, sobretudo, para que não caia nenhum novo escândalo sobre a honra de seu partido, e consequentemente, sobre a sua honra.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que dizer das eleições??
Uma grande surpresa, sem dúvidas...
O PT apesar de tantos escândalos, está ganhando cada vez mais força aqui no Nordeste, graças a atuação do Lula com o bolsa escola, bolsa família, e tds essas bolsas criadas para iludir o povo. E com isso Wagner conseguiu abocanhar mais um estado para os petistas.
Só sei que estou assustada com essa nova mudança, não que a eleição do Paulo Souto me deixasse mais segura, mas pelo menos a gente sabia onde tava pisando. Agora é torcer para que não tenhamos maiores surpresas né?

Bjos meu sobrinho!!