quinta-feira, março 22, 2007

Por que Usamos Perfumes?

Poderia responder com uma frase: devido a ideologia da classe dominante. Mas como é mais comum construir os argumentos, aqui vou. Essa discussão está envolvida numa outra, a saber, a da ideologização de discursos a respeito da nação brasileira, a idéia de nação forte,de país do futuro, onde o progresso é a tônica e o desenvolvimento pleno é questão de tempo.
Há tempos, no nosso Brasil, ressalta-se a beleza natural de uma nação "criança", que marcha ininterruptamente para um futuro glorioso. A grandeza territorial e a riqueza natural são, intencionalmente, confudidas com grandeza econômica e política, construíndo a imagem de uma nação pujante, mas ao mesmo tempo mãe, acolhedora.
Ligando esse argumento ao de que é através do trabalho de cada individuo que o desenvolvimento virá - como se cada qual fosse uma engrenagem indispensável à máquina-nação - , difunde-se a idéia de que o país é de todos, e de que o progresso depende da entrega de cada um, leia-se, submissão total às medidas do Estado, esse instrumento burguês que define de fato os rumos da nação e da sociedade. Ignora-se o fato de que uma ínfima minoria tem acesso às esferas decisórias do Estado, e que a labuta do cidadão comum pouco modificará sua própria vida,e muito menos os rumos da nação. Pintando um quadro de cidadãos irmãos, filhos da terra querida,trabalhando todos em prol do crescimento do país, oculta-se as questões de classe. É como se, de fato, elas não existissem, e a pobreza da grande maioria se configurasse numa questão de pouca entrega ao labor.
Em complemento, difunde-se também a idéia de que a riqueza material é dispensável para se obter uma vida harmoniosa e feliz. O trabalho "honesto", a "bondade", a "harmonia" entre pais e filhos, marido e mulher, esse conjunto de "riquezas", é o que importa. Dificuldades financeiras são simples detalhes, como se fosse possivel manter a harmonia e o bom humor passando fome.
Esse estímulo a resignação, a subserviência, aliado à falsa idéia de que todos estão contribuindo igualmente para o progresso da nação, permeiam grande parte dos discursos na nossa mídia, nas escolas, nos lares. É uma praga que assola toda sociedade brasileira.
Por outro lado, há também uma transformação do "mundo dos ricos" no mundo de todos. É como se acontecimentos, ações cotidianas e relações interpessoais comuns apenas aos mais abastados fossem de fato corriqueiras para todos os individuos.Transformar o chute no estômago que é a riqueza desmedida de alguns frente a miséria de milhões em algo inexistente, eliminar ideologicamente esse abismo, é também necessário à manutenção do
status quo.
É nesse ponto que entra o perfume, como elemento ideológico e ideologizante. A idéia de que o perfume é útil e necessário aos mais pobres é mera ideologia. Trata-se apenas de mais um exemplo de transformação do universo semântico de quem é rico no universo semântico de todos. Primeiro, porque as fragâncias que realmente são apreciáveis são bastante caras. Aos pobres resta as imitações, de qualidade duvidosa, no mínimo. Além disso, quem pega um ônibus lotado as 6:30 da manhã, não precisa estar perfumado. Aliás, nem adianta que esteja, pois descerá do coletivo sem o tal aroma. Em suma, o pobre gasta dinheiro que poderia estar sendo investido em outras coisas para suprir uma necessidade ideologicamente forjada, e mesmo assim a supre de forma insatisfatória, considerando-se que os ricos, que andam nos seus carros de luxo, climatizados, saem e chegam perfumados.
Espero que essa parca contribuição tenha servido para alertar o povo, de que a ideologia pode te fazer jogar dinheiro fora... E pensar que chegará onde quer cheiroso como saiu. Ledo engano, meus caros. Juntem-se a luta! Abaixo ao perfume, já!



Obs.: Apenas uma amostra da facilidade de se construir discursos...Essa história é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de mera coincidência.

2 comentários:

joanarizerio@gmail.com disse...

já tava com saudade!!!!!
precisamos marcar esse "blogontro" - iiiih, ficou pessimo - e tomar umas biritas em silvinha! rs, beijos, meu querido

joanarizerio@gmail.com disse...

atualiza!!! - gritamos em coro!