quarta-feira, junho 28, 2006

Imprensa livremente subordinada....

Fui surpreendido, numa das últimas edições do Jornal Nacional ( juro que não consigo lembrar que dia foi...), com um pedido de desculpas que seria ridículo. Sim, seria ridículo se não fosse feito pela toda poderosa Rede Globo. Coube à Fátima Bernardes, devidamente portegida contra o frio alemão, baixar a cabeça - com certo charme, mas baixar a cabeça!- frente a uma birrazinha do Parreira, que achou "invasivo" o quadro "leitura labial", apresentado no Fantástico.
Eu fiquei realmente surpreso, porque achei esse quadro a coisa mais interessante de TODO o programa. Bem feito, com um humor de bom gosto, e que além disso aproxima os torcedores de seus ídolos, na medida em que deixa claro que eles também ficam nervosos, também xingam, também se preocupam de verdade com seus problemas, enfim, que são gente como a gente.Quem já imaginou ver o sempre tão educadinho Parreira dizer:"tirar o Émerson vai ser f..."? Eu nunca tinha pensado na cena. Sensacional.
Mas ai, o Parreira não gostou e a Globo, poderosa que só ela, baixa a cabeça? Ah, como é que pode? E a imprensa livre? e o fato de Parreira estar num evento público sujeito a todo tipo de observação?
O pior é saber que toda essa subserviência é em troca daquelas entrevistas exclusivas insuportáveis, onde pergunta-se sempre as mesmas coisas, e ouve-se sempre as mesmas respostas, naquele mar de informações sem sentido que nos atormentou no período pré-copa: hoje, Ronaldinho espirrou; ontem, Roberto Carlos chutou mais bolas ao gol que anteontem... Será que vale a pena? É tão fácil ser tão insuportávelmente detalhista sem precisar submeter-se aos caprichos da CBF... Vejam a ESPN Brasil, que vem conseguindo manter um nível de transmissão parecido com o da Globo, mantendo um certo grau de "independência"! Sinceramente, acho essa transmissão detalhadissima um saco; e quando conseguem fazer algo de bom, a liberdade da imprensa é posta de lado pela própria imprensa... Absurdo.
Mas tomara que eu esteja completamente errado e que, no domingo, o Fantástico volte a exibir o quadro e, com isso, salve a minha noite.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bala esse texto "Terror Rimaci" !
A imprensa é criticada qnd acerta e qnd erra...somos críticos a tudo!

flw!

Anônimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»