segunda-feira, julho 03, 2006

Sobre mulheres e a economia mundial....

Tempos atrás ouvi alguém dizer: " sem as mulheres, o comércio mundial estaria acabado!". Não percebi a profundidade da frase logo de cara. Pensei ser mais uma daquela frases que se perpetuam apoiadas no rótulo de "sabedoria popular", mas que de sabedoria mesmo, tem muito pouco ou quase nada.
Porém, outro dia, resolvi assumir a velha postura observadora enquanto passava por visita forçada ao seio do consumo soterapolitano,o shopping Iguatemi. O são joaão se aproximava,e o shopping fervia. Não precisa ser um bom observador para perceber a diferença entre a quantidade de mulheres e de homens naquele ambiente, e naquele período. No coração da ebulição, a C&A, essa diferença era gritante. Foi ai que começou a ficar divertido. A sequência escolher, experimentar, pedir opinião, trocar, e por fim, comprar, sempre me pareceu penosa. Para todas as mulheres naquela loja, sem exceção, essa era a forma mais elementar e eficaz de diversão. Sim, as mulheres se divertem com a dúvida, com as milhares de opções para uma coisa tão simples como uma calcinha, enfim, adoram o mar de incentivos à beleza feminina e a possibilidade de paga-los em 8 parcelas "fixas". Elas amam comprar, mas não só por obter algo material. Amam o processo da compra! Essa é a particularidade. Homens também adoram obter coisas novas. Contudo, que esse processo seja o mais rápido e objetivo possivel, e meta de qualquer corpo carregado de testosterona. Tenho provas factuais para o que digo: a fila do provador feminimo tinha cinco a seis metros a mais que a do maculino; nelas havia mais funcionários trabalhando; me pareceu claro que esses funcionários eram instruidos a não dar NENHUM palpite. Acreditem, elas pediam palpite a qualquer um!
Os comerciantes tem a noção exata disso. A loja da C&A reserva o seu primeiro piso exclusivamente pros delírios femininos.Assim elas entram e vêem logo o seu objeto de desejo. Uma tática muito interessante. Além disso, vocês já viram revistas da Natura, Avon ou coisa que o valha? são quase que exclusivamente femininas. A parte masculina é essencialmente destinada a presentes. Porque as mulheres adoram escolher presentes, também.
É engraçado como elas andam em bando. Desafio o leitor a encontrar homens em bando, nos shoppings, comprando... Há também toda uma linguagem própria que fica longe do alcance de qualquer ser humano do gênero masculino, inclusive desse que vos fala. Porque cargas d'agua, as mulheres referem-se a algum produto que acharam bonito com o verbo estar? " Essa calça tá linda..." Porque não dizer " essa calça é linda?" coisa que não me esforço muito pra entender.Reconheço minhas limitações.
O que seria do comércio mundial sem essa aptidão feminina à compra? Elas, levadas por caracteristicas possivelmente genéticas, constróem verdadeiros impérios, como a C&A. E os constrói de forma laboriosa: não basta apenas o gosto pelo processo da compra, tem de haver o convecimento de maridos e namorados, a lábia pra conseguir descontos, a insistência em querer tal cor, tal tamanho, a reclamação revoltada quando se sente lesada... Viva às mulheres, motores da economia mundial!

6 comentários:

Anônimo disse...

Viva a nós!! Viva as mulheres!!
Realmente...tem coisa melhor do que comprar? Tem sim, mas não se pode fazer em público...pelo menos eu não gosto! :P
Mas é maravilhoso aquela sensação de chegar em casa com coisas novas. Eu não gosto de experimentar roupas, mas é um mal que tem que ser feito... já pensou não ficar bom depois de comprado? Não... não dá! Eu falo que a calça É bonita, viu?!
As mulheres realmente são o combustível do mundo, seja para comprar, seja para amparar, para aconselhar... a vida sem as mulheres simplesmente não existe.

Anônimo disse...

olá
sou amiga de Giselle, vc pediu q eu comentasse, aqui estou.
Não negarei que é verdade, mas saiba que nem todas as mulheres têm esse "dom", afinal, os homens também são assim, ou até piores, já que são os maiores consumidores de automobislísticos (é o sonho de consumo de qaulquer um de vocês, do mais burguês ao mais socialista!)
=D
e gostei do radiohead ai em baixo.

Anônimo disse...

Bem, mulheres em ação, até agora somos três...
Bem, não posso falar por todas, mas pelo menos eu detesto a dúvida de comprar algo ou não, a fila, o pagamento em 8x sem juros, não concordo com esse ponto...comprar é bom sim, sempre, e necessário, só compramos o que realmente precisamos (:P).
Quanto andar em grupo ( e não bando pq n somos pássaros), realmente é verdade, homem é aquela coisa mecânica de pegar e pagar, nós mulheres precisamos de opiniões verdadeiras e de bom gosto.
Somos mesmo necessárias ao mercado, aos homens, enfim, ao mundo.
Bjus

Anônimo disse...

Amor, vc mais do q ninguem sabe que eu adooooooro comprar, e, concordando com Lana, é maravilhosa a sensação de chegar em casa com coisas novas.Gosto de todo o processo ,e andar em bando é, sem dúvida, essencial, até quando vamos ao banheiro. Mas o que seria do mundo se n existissem as mulheres?
Somos o motor da economia e a outra metade de vcs homens.
Te amo! Bjão!

Anônimo disse...

Apenas uma piquinha para aquecer o debate: "O que seria do comércio mundial sem essa aptidão feminina à compra? Elas, levadas por caracteristicas possivelmente genéticas, constróem verdadeiros impérios, como a C&A."
Faço que nem o anal da SKOl, Será? Será?

Anônimo disse...

Eu quis dizer picuinha!!!!!!!!!